As turmas do 5º ano fizeram uma trilha interpretativa no Parque das Dunas, uma reserva de cerca de 6 milhões de metros quadrados, situado na Praia do Flamengo, em Salvador.
No dia 11 de outubro, 51 alunos das turmas do 5º ano e seus professores visitaram o Parque das Dunas, ou Parque Ecológico e Horto da Restinga, preservada pela UNIDUNAS que é uma OSCIP – (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), criada com o intuito de preservar o ecossistema de dunas, lagoas e restingas. Vem protegendo o local durante vários anos da prática de especulação imobiliária, off-road, retiradas da flora e da fauna, entre outros tipos de antropização. Como também realizando diversas pesquisas com a diversidade de fauna e flora da região. No dia 27 de novembro de 2008, o lugar foi declarado como área de interesse público e implementado o Parque das Dunas, através do decreto municipal nº 19.093/08.
Na sede do parque, que fica na Praia do Flamengo foram recebidos pelo guia Cainã Freitas (guarda ambiental) que apresentou uma palestra explicando as pesquisas realizadas, sua diversidade de espécies e a infraestrutura do local, que é completamente sustentável (que possui salas de aula, auditório, centro cultural, minhocário, lojinha de lembranças, administração, lanchonete, centro de apoio a pesquisas, alojamento para pesquisadores, entre outros). Segundo Cainã: “ o projeto foi iniciado, em 1994 pela percepção de Jorge Santana no potencial de preservação da área de dunas e restinga que restou na capital baiana, criando assim o maior parque ecológico urbano do país.”
Após um alongamento, as crianças participaram de uma trilha interpretativa por diversas eco salas no meio das dunas, onde puderam contemplar a natureza, vivenciar conceitos como: a moita e o lençol freático, perceber a ação do ecossistema no clima e no comportamento das espécies, além de compreender os serviços ecossistêmicos do bioma. Estes são: filtrar a salinidade do oceano, pelo ar e subterrânea; gerar um micro clima agradável, retendo o calor e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar; Recarregar o aquífero subterrâneo; filtrar a emissão de gás carbônico.
O lugar é um complexo ambiental de grande importância pro meio ambiente por ser o último manancial urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restinga no país, numa área que compreende aproximadamente 6, 9 milhões de metros quadrados. Abrigando 12 lagoas, algumas perenes, mas de água potável; 1375 espécies de flora e 252 de fauna, entre elas, três espécies endêmicas da flora e outras ameaçadas de extinção. Além do réptil, símbolo do parque, o Lagartinho-do-abaeté, espécie endêmica, ameaçada de extinção e desconhecida da ciência até o ano de 1999 e hoje, estudada para o tratamento do câncer de pele.
No final da trilha, passaram pelo Horto de Restinga, que tem como objetivo recuperar áreas degradadas nas bordas litorâneas de Salvador com a produção de mudas de plantas do ecossistema de restinga, que poderão ser utilizadas no reflorestamento. O aluno Ian Matos auxiliou no plantio da árvore do CAT que registrou a passagem do grupo pelo local. Também viram o processo de compostagem, minhocário e observaram de perto a produção das colmeias das abelhas sem ferrão da região.
Considerado o maior projeto ambiental do município de Salvador, são inúmeras as razões para preservar o Parque das Dunas. A sua importância ambiental deve-se a causas históricas, ambientais climáticas e sociais. Para a aluna Ester Oliveira, devemos cuidar do que temos para não prejudicar o mundo e a nós mesmos no futuro, que mais árvores garantem mais qualidade do ar e que precisamos da natureza, assim é nosso dever preservá-la.
Cansados e felizes, os alunos lancharam, coletivamente, com frutas e picolés e se despediram dos colaboradores, com novas perspectivas diante do meio ambiente, na saída do local tocaram o sino da sorte.
Para saber um pouco mais!
http://unidunas.com.br/
https://www.instagram.com/parque_das_dunas/?hl=pt-br
https://www.facebook.com/parquedasdunassalvador/
Equipe 4 - 5º ano B
Alice Antunes de Oliveira
Ana Beatriz Mota Machado Sobral
Antônio de Souza Neto
Arthur Benício Cerqueira Souza
Estephanie Nunes Pereira
Ester Oliveira Junqueira Neves
Felipe Alencar Machado
Fernanda Santana de Oliveira
Hugo Costa Rios
Ian Matos Barbosa
Isabella Lima Feitosa
Jorge da Silva Leão Júnior
Comments