A forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente, ou seja, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos, isto é o que se chama Pegada Ecológica. Essa metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta, ou seja, a biocapacidade, que representa a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pelo ser humano.
Pensando nesses rastros deixados pelas pessoas ao consumirem os recursos naturais, a turma do 5º ano C iniciou a pesquisa de coleta e tratamento de informações. Os dados serão apresentados por meio de tabelas e gráficos. Todos os componentes testaram sua pegada acessando o link: http://www.suapegadaecologica.com.br/ com suas famílias, assim surgiu a necessidade de descobrir o que a comunidade pensa a esse respeito.
A etapa seguinte da pesquisa foi a realização de uma pesquisa de opinião pública, denominada: Sua pegada no mundo! Organizamos uma planilha de pesquisa com nome, idade e profissão e definimos uma amostragem entre 50 a 60 pessoas. Formulamos uma pergunta disparadora: Qual impacto você deixa no mundo? Que questionava sobre a economia os recursos naturais, como água e energia; a prática do consumo consciente, a busca por informações sobre as questões ambientais em documentários e reportagens; a participação em campanhas e mobilizações e a pratica da coleta seletiva. Delimitamos os indicadores em: sempre, quando a pratica é uma rotina; às vezes, quando a frequência da realização não é rotineira e nunca quando o entrevistado não pratica a ação.
Por fim, questionamos como o entrevistado acredita que estarão os recursos naturais daqui a 50 anos dentre as opções: disponíveis, escassos ou indisponíveis.
No dia 06 de novembro de 2019, às 14h a equipe realizou a pesquisa de opinião pública com 60 pessoas divididas em: 22 homens entre 24 e 70 anos e 38 mulheres entre 11 e 78 anos, transeuntes do Shopping Ponto Alto. Esse contato foi uma dinâmica muito diferente na rotina escolar e possibilitou o contato com diferentes pontos de vista, a oportunidade de comunicação, aprendizado e muita diversão. Na oportunidade, construímos um mural interativo com mensagens para as futuras gerações que ficou sob a responsabilidade da colega Ana Lívia que coletava as opiniões dos entrevistados.
Com esse trabalho concluímos que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a destinação dos recursos naturais e o futuro do planeta, além de praticarem ações para amenizar os problemas ambientais. Dentre os 60 entrevistados: 49 pessoas sempre economizam recursos naturais como água e energia; 38 pessoas sempre praticam o consumo consciente; 45 sempre buscam informações sobre a situação ambiental. Já a participação em campanhas e mobilizações mostra que 31 pessoas nunca participaram, 21 participam às vezes e 8 participam sempre. E em relação à coleta seletiva, 31 pessoas praticam sempre, 16 às vezes e 13 nunca realizaram.
Por fim, 70% das pessoas pensam que os recursos naturais daqui a 50 anos (em 2069) estarão escassos, 17% pensam que muitos recursos estarão já indisponíveis e 13% das pessoas entrevistadas acreditam que todos os recursos estarão disponíveis.
Com isso, entendemos melhor o que algumas pessoas pensam sobre o meio ambiente e concluímos que todos esses dados podem mudar a depender da atitude de cada pessoa. Precisamos continuar nos informando e, principalmente, sendo agentes de transformação por onde passarmos.
PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL DE 60 PESSOAS ENTRE 11 A 78 ANOS EM 2019
Pesquisa pública: Sua pegada no mundo!
Data: _____________________________________________________
Nome: ____________________________________________________
Idade: ____________________________________________________
Profissão: __________________________________________________
Que impacto você deixa no mundo?
Como você acredita que estarão os recursos naturais daqui a 50 anos?
( ) Disponíveis
( ) Escassos
( ) Indisponíveis
Turma 5º ano C - Equipe 3
Ana Lívia de Andrade Cruz
Arthur Victor Rosa Carvalho Bastos
Ícaro Borges Barbosa
Íris Monteiro da Silva
Isadora Feu Nunes Santos
Lays Lopes Leon
Lucca Oliveira Manfron
Maria Clara de Souza Gonçalves Santos
Maria Eduarda Ribeiro Valois Carneiro
Maurício Silva de Souza Souto
コメント