Projetos
O aprendizado baseado em projetos. Como estratégia pedagógica para construção do conhecimento que garante uma aproximação com as necessidades e a realidade dos Alunos, e para o desenvolvimento de uma atitude interdisciplinar mais coerente.
A Ação Comunitária visa estimular o protagonismo social frente às demandas sociais e o espírito de servir como valores institucionais. A Ação Comunitária, além da prestação de serviços, contribui para a formação e a prática da cidadania dos colaboradores e estudantes. A inserção do CAT na realidade socioeconômica do seu entorno está alicerçada em um processo de reciprocidade entre as ações pedagógicas e as necessidades sociais, em uma perspectiva de transformação social. Além disso, o CAT acredita ser necessária uma articulação entre o Projeto Pedagógico e a política de responsabilidade social, por considerá-las indissociáveis.
O Projeto Diálogos é uma ação do CAT, em parceira com diversos especialistas que visa promover rodas de conversas envolvendo a escola, a família e a sociedade. As rodas de conversa são mediadas por profissionais psicólogos, abordando temas de interesse da comunidade escolar. Foi pensado para serem um espaço de escuta qualificada, uma possibilidade de abertura ao diálogo, vindo de encontro a crescente necessidade da sociedade de fomentar e promover a saúde emocional. Inclui-se em um rol de ações pedagógicas do CAT que conta com diversas atividades voltadas ao "SER" durante o ano letivo.
A Mostra de Artes é um evento que apresenta os resultados da segunda etapa do Projeto Anual dos alunos da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. As produções relacionam-se aos projetos desenvolvidos por cada turma, dentro de subtemas estudados e aprofundados no trimestre e que geraram descobertas e aprendizagens significativas para as crianças, onde o público poderá apreciar produtos e vivências resultantes destes estudos. Os alunos compartilham suas descobertas nas oficinas temáticas por meio de vídeos, textos, pinturas imagens, pesquisas, rodas de conversa, apresentações musicais, etc.
Através das oficinas extracurriculares de Robótica, os estudantes a partir do 1º ano do Ensino Fundamental têm acesso a conteúdos e experiências que unem o pensamento computacional, tecnologias digitais e ciência maker, permitindo a solução de problemas envolvendo todas as áreas de conhecimento. Aprendem a organizar o raciocínio lógico, lidam com questões do trabalho em grupo e estão sempre orientados a resolver um problema atual, transformando-se em pequenos inventores. Além disso, os estudantes participam de diversas competições, dentre elas a Olimpíada Brasileira Robótica (OBR), onde são desafiados a construir um aprendizado baseado na experimentação, trabalho em grupo e motivação, além de desenvolver a autonomia, o autocontrole e a resiliência.
Com o objetivo de socializar os saberes construídos pelo(a)s alunos(as) da educação infantil, durante a segunda etapa da Iniciação Científica, o Colégio realiza o Congresso Infantil. O evento traz uma apresentação dos(as) alunos(as) sobre o tema estudado em sala-de-aula e pesquisado em casa com a ajuda dos pais. A programação contempla várias atividades, entre elas contação de histórias, apresentações musicais, teatrais e de dança e exposição de artes com as produções das crianças.
O CAT busca incentivar desde cedo a curiosidade, a criatividade e o pensamento científico das estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental com a Feira de Inovações, Ideias e Invenções (FINIDI), por meio de exposições dos projetos científicos criados pelos estudantes. Além do conhecimento científico em si que é adquirido, todo o seu processo desenvolve diferentes habilidades nos alunos como: organização do pensamento, comunicação oral, comunicação escrita e pesquisa científica. A Feira acontece como uma das etapas do projeto de iniciação científica e faz parte do calendário anual da escola.
Tendo como estratégia a utilização da produção audiovisual como ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem, a Mostra Audiovisual proporciona aos estudantes o processo de pesquisa, experimentação, descobertas e invenções. Reúne produções entre as categorias Curta Metragem Documentários Científicos realizadas pelos estudantes do 8º e 9º ano, onde os mesmos são os próprios atores e responsáveis por todas as etapas: pesquisa, roteirização, filmagem e edição das obras. Os vídeos são produzidos como uma das atividades avaliativas do Projeto de Iniciação Científica e lançados para o público em salas de cinemas e através das redes sociais.
Tendo como principais objetivos incentivar a inovação e preparar os alunos do Ensino Médio para o mercado de trabalho do futuro, o projeto de Startups, consiste em oferecer treinamento e mentoria, que envolvem temas como planejamento, logística, finanças, criação, operação, marketing, comunicação, empreendedorismo e inovação. Além de aprender as tradicionais ferramentas de gestão, os estudantes são desafiando-a desenvolver soluções tecnológicas e sustentáveis para problemas da sociedade atual, através de empresas geridas e operacionalizadas pelos próprios estudantes.
O Desafio Maker tem como proposta desenvolver o pensamento crítico-criativo e a capacidade de resolução de problemas, incentivando nossos jovens do 8º e 9º ano a conceituar e construir inovações tecnológicas com potencial para se inserirem no mercado. As equipes com ideias inovadoras desenvolvem protótipos de produtos e serviços com base nas investigações de seus objetos de estudos, aplicando processos construtivos baseados em conceitos como programação, robótica, design de produtos e ecoarquitetura.
Anualmente colégio promove a participação os estudantes do Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio no Encontro Jovens Cientistas da UFBA, um dos principais eventos nacionais de premiação à produção científica de estudantes da Educação Básica. Trata-se de uma experiência transformadora que propicia, além de premiações,
um aprendizado de ciências ativo, no qual buscamos divulgar a produção científica dos estudantes para além dos muros da escola e promover a troca de experiências com outros estudantes pesquisadores e especialistas do meio acadêmico, formando assim um aluno protagonista, que se desenvolve através da pesquisa e de reflexões de temas que são apresentados e debatidos pela comunidade científica.
Em parceria com a Estante Mágica, realizamos o Momento Literário, onde os estudantes do Grupo 5 da educação infantil 5º ano têm a chance de escrever, ilustrar e publicar o próprio livro. Nesse processo criativo, ele desenvolve múltiplas habilidades socioemocionais, como autoconfiança e curiosidade, que o preparam para enfrentar os desafios do século 21 e transformar a sociedade. Isso ajuda a formação integral do aluno e a qualidade da produção de leitura e escritaada criança autora se torna autora do próprio livro, com direito a evento de autógrafos com a participação de amigos e familiares.
O Festival Teen Maker foi criado para instigar nos estudantes o desenvolvimento das chamadas competências do século XXI e, principalmente, dar voz a eles no processo de ensino-aprendizagem. Os alunos do 6º e 7º ano do Fundamental são desafiados a apresentar soluções para os grandes problemas da sociedade atual, utilizando a tecnologia como grande aliada. Através da Cultura Maker, o estudante se torna protagonista de seu aprendizado e desenvolvimento, aprendendo sobre a importância do trabalho colaborativo e valores como liderança e empreendedorismo