Iniciação Científica
No CAT, o desenvolvimento científico ocorre em um ambiente que promove a curiosidade, o questionamento e a busca por soluções. Encorajamos os alunos a revisarem e ampliarem suas ideias, passando por etapas fundamentais do processo científico: pesquisa, prototipagem e execução. Dessa forma, o conhecimento é construído de maneira crítica e contextualizada, a partir de um trabalho pedagógico que valoriza o pensar e o fazer.
Cada etapa do processo é essencial: na fase de pesquisa, os alunos investigam problemas e coletam dados para fundamentar suas ideias. Na prototipagem, eles dão forma a essas ideias, criando modelos e experimentando soluções em um ambiente que permite erros e aprendizados. Na execução, transformam seus protótipos em projetos mais acabados, aplicando o conhecimento de maneira prática e avaliando os resultados.
Esse ciclo de pesquisa e prática fomenta uma consciência crítica de si, do outro e do mundo, capacitando os alunos a se posicionarem ativamente frente à realidade e a assumirem o papel de agentes de transformação. A integração com a comunidade e o trabalho em grupo são essenciais para consolidar uma consciência social, preparando os alunos para serem construtores e participantes de uma nova ordem social e mundial.